O sucesso começa no guarda-roupa

A indústria da moda e dos acessórios tem investido pesado em produtos para os homens, que estão decididamente mais preocupados com a aparência, agora só falta você decidir o que combina com seu estilo e fazer sucesso!

Hoje já é comum ver homens usando vários tipos de acessórios (alguns até exageram usando vários ao mesmo tempo), e chega a ser complicado falar sobre tendências num mundo onde a moda está tão democrática e tão cheia de liberdade, mas sem dúvida, existem acessórios que os homens já adotaram para os seus guarda-roupas, pra incrementar uma produção ou dar um toque final a um look simples. A palavra de ordem é praticidade, que é o que a macharada procura na hora de comprar seus óculos, pulseiras, chaveiros, cintos, carteiras… O problema é que muitas vezes, os caras (por falta de dicas, ou por não terem prática mesmo) não sabem fazer uma mistura coerente e acabam criando uma salada com excessos e pouco bom gosto.

No senso comum masculino, existe uma lenda de que é só escolher uma roupa confortável e o look tá ponto, mas a gente sabe que não existe traje neutro: você sempre vai estar transmitindo algo – já que a comunicação visual acontece muito antes da oral, sendo muito mais impactante. Cada detalhe do que você está vestindo denota alguma coisa pra quem está observando: se você usa relógios, o estado dos seus óculos, se sua pulseira é enferrujada, se o viés da camiseta está desgastado… E nem adianta fingir, porque todo mundo presta atenção SIM! Então nada mais interessante do que conhecer as opções que a moda te dá, escolher dentre elas o que mais se adequa ao seu cotidiano e causar boa impressão onde quer que você vá.

O mais básico e mais versátil de todos os acessórios é o relógio, que pode ser encontrado em vários materiais, cores, resistência, funcionalidades… A verdade é que à primeira vista, um homem que usa relógio é associado à pontualidade, sobriedade (dependendo do modelo, claro). Como esse acessório é muito pessoal e referente ao próprio estilo da pessoa, raramente você vai encontrar um executivo com aqueles troca-pulseiras de plástico cor laranja. O ideal é que ao escolher a peça, você tenha em mente as ocasiões e as outras roupas com as quais você pretende combinar. Não tem erro! Se você pode, compre pelo menos dois: um para ocasiões mais formais, e outro para aquele look mais esportivo e casual.

Logo depois, na escala de necessidade vêm os óculos, já que a nossa cidade é abraçada pelo Sol com tanta força não podemos deixar de proteger a visão. Os modelos grandes e espelhados estão em alta desde o inverno passado, e agora ganharam força total senso popularizado em alguns editoriais de moda e pelas panicats. Há quem goste, e quem não seja tão fã assim e dica definitiva é: não adianta comprar óculos pela tendência, o importante é encaixar bem no rosto, ser leve e ter boa proteção contra os raios nocivos à vista. Se você tem rosto redondo ou oval, opte por armações retangulares, com hastes grossas para se contrapor ao formato do rosto, dando uma impressão lingilínea. Um rosto triangular (queixo fino e testa grande) pede óculos mais delicados, harmonizando a parte superior do rosto. O rosto quadrado precisa de suavidade, então você pode abusar dos tons claros e formatos mais arredondados. Se você é mais moderninho, experimente óculos com armação em tons pastéis, que são o must do verão 2013!

Seja para ocasião formal ou não, as gravatas são super bem vindas no closet do homem antenado. Entre os modelos mais comuns estão a borboleta e as Slim (aquelas mais fininhas), que foram adotadas carinhosamente pelos fashionistas de plantão, quando querem deixar o look bem arrumadinho e masculino, mesclando com peças de alfaiataria e sapatos do tipo Oxford, Mocassim ou Brogue.

Para os mais boêmios e joviais, o Chapéu Panamá traz toda a descontração que o seu look ‘basicão’ precisa. Geralmente de cor creme, pode ser a cereja-do-sorvete na hora de escolher algo para se destacar num almoço de domingo em um lugar bem ensolarado, durante uma viagem de carro, num churrasco entre amigos, ou até num bar alternativo da cidade. Suas combinações vão de regatas, camisetas simples ou a própria alfaiataria, lembrando sempre que esse tipo de chapéu tira toda a seriedade do look.

A febre dos desfiles para o próximo verão são as pulseiras de corda, com referências náuticas e acessórios de madeira como óculos, cases para iPhone, relógios… 2013 nos prepara um brinde à novidade, ao inusitado, aos materiais simples que podem agregar um estilo mais arrojado ao homem que não se vê mais como apenas mais um, e sim um indivíduo que precisa deixar sua marca, que precisa ser lembrado por onde ele passe – quer seja pela sua atitude ou pela primeira impressão que ele deixa com o zelo pela sua apresentação pessoal.

Na mesma onda Navy, os cintos estão cada vez mais elaborados, com cores vibrantes e materiais modernos, com durabilidade maior, propositalmente exigindo que as outras peças do look tragam a leveza necessária para criar um equilíbrio, sem exageros.

Os mais novos e mais ligados ao Rock n’ Roll preferem peças metálicas, com correntes, misturas de couro com aço e até mesmo o tão famoso caveirismo – então aí entram as pulseiras, anéis e cordões! As referências podem ser do estilo mais Punk ou Militar, o importante é que esses acessórios não conflitem com as outras peças de roupa e para isso não acontecer, tenha sempre a noção de proporção: nenhuma peça precisa chamar mais atenção do que a outra, todas devem ter o mesmo peso no look, pois se complementam, afinal são acessórios e não enfeites de Natal.

E para os amantes de música: APROVEITEM! Está aberta a temporada de fones de ouvido grandes e coloridos! Esses acessórios são super joviais e combinam com looks esportivos, com referências vintage dos anos 80 e 90, e pra ficar cool mesmo, junte a um cap com aba durinha pra te deixar com ar de celebridade do Rap!

Independente do seu estilo (Rocker, clássico, vintage, moderninho, hipster/boêmio…), os acessórios vão fazer parte da composição do look ideal para todas as ocasiões, então aproveite que agora você já sabe as opções, observe quais fazem o seu tipo, perceba se estão em harmonia com as roupas que você já tem e esteja pronto para o sucesso!

4 thoughts on “O sucesso começa no guarda-roupa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s