A virose do xadrez!

É um fato: a estampa xadrez/flanela veio pra ficar (eu mesmo me pego usando muito, mesmo sem perceber), e não são só os homens que aderiram à tendência. A praticidade dessa estampa é que fez a cabeça das pessoas, já que é tão fácil combinar uma camisa xadrez (com shorts, bermudas, calças, saias, sobreposições, com o próprio xadrez fazendo conjuntinho… o leque é quase infinito), e pelo visto vamos passar longas temporadas vendo pessoas usando. A boa notícia é que com o tempo, as coleções mais atuais sendo expostas nos grandes desfiles estão trazendo outras estampas para o universo masculino, em uma tentativa de ‘Desuniformizar‘ os adeptos do xadrezismo.

Não é todo homem que gosta de andar por aí chamando atenção, e por isso as peças estampadas não foram feitas para todo mundo. Elas são releituras do grafismo noventista e o tropicalismo dos anos 80, que nesse verão são trazidos com força em cores cítricas, tons pastéis, listras e afins – e todo mundo sabe que na moda, ninguém é obrigado a usar nada, as pessoas são expostas a várias novidades, e devem escolher aquelas que fazem seus olhos saltarem com vontade de ter algo igual ou parecido, então que fique registrado que eu não tô dizendo que você vai ter que usar estampas diferentes no Verão (que aqui já começou, inclusive), e sim pretendo te mostrar como fazer pra adequar esse update no seu armário.

Então vamos lá:

Chegue na loja, perceba quais estampas mais te agradam, quais ficam melhores em você (considere as outras peças de roupa que você geralmente usa – calças escuras, calças claras, bermudas nudes, enfim). Quer a dica definitiva? “Se você não AMAR na loja, não vai usar em canto nenhum” / Já que estamos falando de uma peça tão diferente, você não pode simplesmente se boicotar e comprar algo que você não tenha gostado muito. Se você está em dúvida, não leve – não por ficar feio em você, e sim porque um homem inseguro com o que está vestindo transpira desconforto, o que não é nada legal.

Level BASIC: É sempre legal dar uma olhada prévia em alguns looks em alguns blogs pra você não sair por aí procurando aleatoriamente. Vale a pena perder uns minutinhos do seu dia pra não gastar dinheiro à toa, comprando algo que não combina com você.Comece devagarinho: uma forma de deixar o xadrez de lado sem pular bruscamente de um estilo para o outro é começar a usar listras!

Além de estar super em alta (em referências Navy), dão um ar mais fresco a qualquer look. Depois das listras, procure bermudas estampadas. É bem mais comum ver caras usando bermudas coloridas, florais, com desenhos geométricos e afins – vai ficar fácil pra você se acostumar E nem precisa incrementar muito, um look simples e básico já é um bom começo.E se fizer mais o seu estilo, opte por misturar estampas com alfaiataria simples. Também fica bem legal, e combina com nosso clima.

Level INTERMEDIATE: Agora que você já está mais familiarizado com tanta estampa junta, se fizer o seu estilo, comece com estampas sobre fundo branco durante o dia, num encontro com os amigos, num domingo, nada muito pretensioso, e se você não gosta de nada muito colorido, opte pelo preto + branco OU você pode tentar uma pegada mais Rock n’ Roll, usando uma camisa estampada com fundo escuro. Fica melhor se você for mais discreto. Experimente!

Level ADVANCED: AVISO AOS NAVEGANTES, esse tipo de combinação não é pra todo mundo. Você não precisa chegar até aqui! Se for mais ousado, vale a pena encarar uma estampa mais arrojada, mais cheia de detalhes, mas se você for daqueles que não gosta de “inventar marmota” deixa isso pra quem tá afim e sabe o que tá fazendo. As combinações inusitadas estão aparecendo desde o inverno do ano passado, com a sobreposição de texturas, cores e até mesmo estampas diferentes! O verãozão tá aí, e não nos permite usar looks carregados, e sim roupas leves e de cores mais neutras e brilhantes (que não absorvem o calor, dica) – então se você acha bacana, tá querendo experimentar algo novo sem medo de fazer feio, aposte no colorido + neutro! O importante é ter a noção de que você não pode sair de casa como um carro alegórico: escolha bem as peças que você vai usar, procure coisas básicas pra contrapor a muita informação visual que vai estar concentrada em você.

E se você não gostar MESMO do experimento, tente a tendência nos sapatos! Oxfords, Brogue, até os Docksides estampados estão sendo vistos em editoriais e desfiles pra próxima estação!

Mas… se você REALMENTE experimentou e não curtiu, fica de olho nos próximos posts do Maoleskine que a gente te mostra outras alternativas pra você atualizar seu look, sair da mesmice, sem perder o seu estilo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s