GRAFISMO is the NEW BLACK – Estampas 2013

O ano de 2012 foi surpreendente para a moda, já que cada vez mais pessoas aderiram aos DIY, muito mais gente teve acesso às tendências, e a própria moda deixou de ser aquele micróbio que vivia apenas em algumas muito ricas. Com a popularização do pinterest, instagram, tumblr e até mesmo fanpages no Facebook, qualquer pessoa consegue ter uma noção do que está em voga no cenário de maquiagem, unhas, cabelo e roupas – mas o problema é quando a falta de referência da pessoa se soma à enxurrada de informação de moda que ela recebe nas redes sociais. Ela acaba achando que APENAS o que é mostrado nesses sites é correto ou tendência, e então vemos um exército de meninas usando praticamente as mesmas roupas, ignorando sua própria identidade. (Quem não enjoou das caveirinhas, dos spikes, animal print, o combo camisa + shorts, wedge sneakers e maxicolares usados à exaustão?) 

Ainda bem que as semanas de moda trouxeram um ar totalmente novo e diferente do que a gente estava acostumado a ver por aí, o que deve botar a engrenagem da moda pra girar e fazer as pessoas se atualizarem, saírem da mesmice e finalmente aprenderem a agregar o seu estilo próprio nas novidades tão ricas das passarelas e editoriais. A gente separou alguns conceitos que tiveram bastante destaque mundo afora, e que prometem substituir velhos favoritos, vem ver:

O Tumblr da Vogue Brasil está entupido de mistura de estampas e isso provavelmente vai ser polêmica, já que tem muita gente que cresceu achando que listrado não pode ir junto de xadrez, bolinha não pode acompanhar florais, e etc. O truque é simples: é só coordenar as peças de estampas diferentes, mas com cores/tons parecidos, (Inclusive já falamos sobre como fazer pra não errar nessa combinação) mas o foco mesmo são as estampas gráficas que podem ser flores, distorções de tinta, grafitti e tropicalismo. O mix inusitado de estampa de cobra + outro tipo de estampa/tecido estava confirmadíssimo nos desfiles de Valentino, Proenza Schouler e Roberto Cavalli, e não vão demorar pra serem copiados pelas lojas de fast fashion. A sofisticação do couro de cobra sintético é inegável, e é óbvio que você não vai usar exatamente os looks apresentados no desfile, né? Pra se atualizar, procure estampas que lembrem esse padrão e misture com listras, transparência ou até renda.

snakeAs famosas estampas tribais tiveram um toque mais digital e menos manual, um pouco de cores mais fortes e mais cheia de detalhes como pedrarias, influências astecas e mexicanas. Os conjuntos são um charme à parte, e são fortes concorrentes a substitutos do combo camisa + shorts, tão usado em Manaus:

O Preto & Branco vem descompromissado, mas muito elegante. Vale a pena procurar peças simples em xadrez, ou desenhos mais elaborados como curvas que favoreçam o seu tipo de corpo – aproveite que as estampas P&B são amigas da ilusão de ótica. Se você é mais sóbria, pode optar por peças isoladas (calça branca + camisa preta, ou vice-versa), mas se você quer causar ótima impressão de antenada sem esforço, se jogue nos conjuntos SEM MEDO DE SER FELIZ. 

Quem bate cartão em todos os verões são as flores! Elas alegram qualquer look, e elas nunca tiveram tanto destaque como nesse ano (vindo com fundo escuro pro Inverno), já que a fama do Brasil só cresce internacionalmente como país das belezas naturais, tropicalismo, vida boa e modelos excepcionalmente lindas. Os coqueiros, folhas, flores, frutas, jardins e paisagens são estampas favoritas pra trazer o frescor pra nossa cidade, que é sempre muito quente:

Quem já estava roubando a cena no ano passado, e provavelmente vai longe é o Ombré / Dip Dye / Gradiente. Com zilhões de blogs ensinando a fazer o efeito de mistura delicada de cores e tons, logo muitas lojas começaram a adaptar suas peças e das estampas que a gente selecionou nesse post pra vocês, essa é definitivamente a mais fácil de encontrar. Você já pode garimpar shorts, vestidos, blazers e até sapatos com esse tipo de estampa, e investir sem medo porque essa tendência veio pra ficar (e eu particularmente acho linda)!

ombreDepois de tanta informação, fica fácil não cair na lábia das vendedoras empurrando peças antigas da loja afirmando serem ‘tendência’. Lembre-se que em janeiro os lojistas estão desesperados pra renovar o estoque e eliminar ao máximo mercadoria velha, então fique de olho e faça compras inteligentes. Seja a primeira das suas amigas a sair por aí desfilando as novidades que ainda vão ser anunciadas nas lojas de departamento, nas boutiques do Parque Dez, nos bazares… Inove nas suas escolhas e chame atenção do jeito certo.

Maoleskine - Logo-02

 

One thought on “GRAFISMO is the NEW BLACK – Estampas 2013

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s