CHIBATA NO BALDE! Já conhece a feira de domingo da Eduardo Ribeiro?

caboques_ondeÉ o calor terrível, o trânsito, a leseira pós-almoço, as chuvas que caem bem na hora que estamos saindo de casa, o ônibus sempre lotado com uma pessoa ouvindo forró sem fones de ouvido, a vontade repentina de tomar tacacá e muitas outras coisas que são a cara do dia-a-dia do manauara serviram de inspiração para duas empresas jovens especializadas na criação de estampas regionalistas com humor.

No domingo passado eu respirei fundo, contei até 50 em inglês, ensaiei que ia levantar da cama três vezes e finalmente decidi acordar cedo ir até a Feira de Artesanato da Avenida Eduardo Ribeiro (e não me arrependi nem um pouquinho). O movimento já estava forte mesmo muito cedo, e os quiosques da Os Barés e Caboquês Ilustrado chamavam muita atenção no meio dos sebos, stands de artesanato e sabonetes regionais. Até tentei travar um contato rápido, mas as vendas estavam indo muito bem e eu não quis atrapalhar. Alguns inboxes durante a semana resolveram e conseguimos saber um pouquinho mais de cada uma:

Os Barés - Maoleskine

A camisetaria Os Barés surgiu muito informalmente com conversas sobre aquela velha vontade de fazer camisetas personalizadas. Os amigos (que agora são sócios) Hallaine David, Dahn Israel, Thalles e sua esposa Meirezane Amorim se questionaram sobre o motivo de haver tanto orgulho em usar estampas com temas como 100% Negro, ou mesmo as tradicionais ‘I ♥ SP’, mas não saberem da existência de nada parecido, só que com tema amazonense. Assim nasceu a camiseta ‘100% Índio’, que foi a faísca inicial para outras frases como ‘Tô só te manjando’, ‘I ♥ RIO Negro’, ‘Tu é leso, é?’ e outras. Olha só esse varal:

Os Barés - MaoleskineNo caso da Caboquês Ilustradoas estampas foram resultado de muito estudo já que fazem parte do Projeto de Conclusão de Curso do designer Markeeto, que se associou ao Glauber Gomes na Studio Caboco pra dar forma a esse conceito. A ideia principal era encontrar uma forma divertida de valorizar a cultura do Amazonas, muitas vezes desprezada pelos próprios amazonenses, tentando ilustrar as gírias usadas no nosso cotidiano com imagens literais. O resultado? DIVERTIDÍSSIMO: 

Clique nas imagens para ver em tamanho maior

 

NOTÍCIA QUENTINHA: Na próxima segunda (dia 04/03), a Caboquês Ilustrado irá inaugurar um quiosque no piso Tucumã do Shopping Manauara! Apesar da maior comodidade, uma visita ao centro da cidade num domingo não faz mal a ninguém e pode ser surpreendentemente divertido! Chame os amigos, a namorada, passa ‘aquele migué’ nos sogros e dá um pulo na feirinha, que além dessas camisetas bacanas que servem até como um ótimo souvenir, e você ainda tem a chance de comer aquelas delícias regionais feitas na hora! BORA, MANO!

One thought on “CHIBATA NO BALDE! Já conhece a feira de domingo da Eduardo Ribeiro?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s