Arte por todos os lados: Alternativa cultural no feriado com Cecy Procopio

Finalmente tive o prazer e a oportunidade de conhecer o Projeto Quarta Cultural! Já tinha ouvido falar mas meu horário nunca era compatível, e por sorte, como a última edição rolou nesse feriado, nem a chuva me segurou em casa e eu fui prestigiar!

A idealizadora do evento Cecy Procópio já tinha nos dado um preview em entrevista, mas nada se compara com o que eu pude ver de perto. Tanta coisa interessante acontecendo ao mesmo tempo, num lugar tão envolvente e dinâmico (com grafittis, esculturas pelas paredes e pessoas liberando seu lado artístico por todos os cantos) e o melhor e mais inspirador: despretensiosamente, por amor à arte.

Mão na lata! DIY rolando solto na Quarta Cultural!

Assim que eu cheguei me deparei com uma mesa cheia de latas, tinta, cola de todas as cores, vários tipos de pincéis e muita gente tentando dar o seu toque pessoal ao que depois de pronto se tornará vaso para mudas de plantas. Uma ideia simples e sustentável que pode se propagar através reciclagem, doação e criatividade se tornou uma das ‘atrações interativas’ do evento que eu mais gostei de participar!

Ganhei até uma caricatura de presente! (Adeus mosquitos)
Ganhei até uma caricatura de presente! (Adeus mosquitos)

Fiquei pasmo com o talento do Arnoldo Cagi! O cara é um daqueles artistas que te deixam com aquela cara de ‘Meu Deus! Como ele consegue?’ Ele faz desenhos simultâneos com as duas mãos, pés e boca, além de fazer caricaturas! Rodrigo Tomzinsky

O ponto alta da noite foi quando a própria Cecy Procópio mostrou toda sua desenvoltura com os cabelos! A hair stylist apresentou algumas tendências e conceitos sobre cores e formas, dando seu toque moderno e muito volume nas modelos, que usaram roupas conceituais concebidas pelo Washington Filho, feitas a partir de sacolas que ela mesma usa no salão para embalar toalhas. Ao meu ver, Cecy propôs uma desconstrução do retrô e do sustentável, resultando numa mistura inusitada cheia de movimento e personalidade. Palmas pra ela!

E os looks?

Papo rápido com a Cecy Procopio

CECYMesmo no meio da muvuca toda, muita gente interagindo, conversando e fazendo novos contatos, consegui roubar um pouquinho da atenção da idealizadora do projeto pra que ela me fizesse um update rápido das próximas traquinagens. Quando ela me disse que pretende fazer uma intervenção de fotografia, moda e beleza no mercado de Manaus eu quase não acreditei! Nos próximos meses, ela vai começar a desenvolver um projeto antigo em parceria com o fotógrafo Paulo de Lima, trazendo frutas tipicamente marajoaras para os adornos nos cabelos de algumas modelos, num ambiente completamente apropriado: a feira! Estou ansiosíssimo pra ver o resultado e vou tentar ficar de olho pra atualizar vocês e tentar ficar por dentro do planejamento e making of desse editorial que promete movimentar Manaus!

Estou apaixonadíssimo pelo projeto, acredito que esse é apenas o começo de um ciclo de mudança da visão que o amazonense tem da própria cultura, espero que mais pessoas como a Cecy e os outros colaboradores sejam ousados o suficiente pra tentar curar essa cegueira voluntária e complexo de inferioridade que o manauara tem das suas raízes e do que é criado na sua terra, e só desejo mais sucesso nas próximas edições (que eu já tô sabendo que provavelmente vão acontecer em locais bem inusitados) e registro aqui a minha admiração!

Até a próxima!

2 thoughts on “Arte por todos os lados: Alternativa cultural no feriado com Cecy Procopio

Deixe uma Resposta

