Radar Maoleskine: skate e design na Riachuelo

Radar Maoleskine

A moda masculina nunca esteve tão conectada com a rua, a arte urbana, ao Street Style e o grafismo. Em uma época na qual o homem da passarela não traz nenhuma novidade, a tendência é valorizar os ícones que são recriados todos os dias por pessoas comuns, e observar com mais cautela a identidade das tribos e os estilos já existentes. Não é segredo pra ninguém que o design e a moda andam pescando referências dos anos 90, e uma das tribos urbanas mais relacionáveis é a dos skatistas.

O jeitão largado e a procura pelo conforto são os conceitos-chave por trás do jeito que os meninos se vestiam naquela época, e já no campo da arte, quanto menos realistas eram os desenhos e pinturas, melhor. Houve uma explosão de cores e formas desestruturadas em contraponto às décadas anteriores que prezavam a linearidade e precisão, dando a luz a um estilo de ilustração muito peculiar: o Slime Art (formato de gosma derretendo aplicado à grafitti, roupas e tipografia). Maoleskine Slime Art

Essa expressão tão característica noventista e urbana trouxe para a linha Dript da Riachuelo estampas com ilustrações Slime Art inspired, referências ao skate e tecidos ultraleves. Se liga:

Riachuelo MaoleskineMaoleskine RiachueloMaoleskine RiachueloMaoleskine RiacheloMaoleskine Riachuelo

E eu aqui, imaginando se algum dos nossos ilustradores de Manaus vai chegar a produzir estampas especiais para grandes lojas como C&A, Riachuelo ou até a Cavalera! Isso pode não ser uma realidade muito distante já que o trabalho do Matchola (Matheus Muniz) já é reconhecido fora de Manaus e ele tem certa notoriedade com seus designs incríveis, ou até mesmo o Rafael Lima (Limão) que trabalha mais com ilustração para vídeos, pode estampar seus sketches especialmente para uma coleção cápsula. Vale a pena conhecer a fundo o trabalho deles, que são prova viva de que em Manaus existe muito mais do que gente se locomovendo com cipós, morando em ocas e caçando sua comida com arco e flecha. (A imagem abaixo não representa nem 10% da awesomeness deles)Matchola Rafael Lima Maoleskine

Confesso que achei essa linha da Dript a mais bacana da Riachuelo em anos! A referência aos anos 90 sempre me encanta pela nostalgia e por gostar da iconografia daquela época, então não deu outra: paixão à primeira vista! Já que o homem anda largando a informação vinda da passarela e se ligando mais no Street Style, talvez esteja na hora de abraçar um estilo mais malandro e urbano.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s