Estreia: Espetáculo “Fando & Lis” transforma figurino e maquiagem em personagens no palco

Fando e Lis

Nesse fim de semana acontece no Les Artistes Café Teatro a estreia gratuita do espetáculo “Fando & Lis”, que é uma interpretação moderna de uma peça escrita há mais de 50 anos pelo dramaturgo espanhol Fernando Arrabal. A peça é produzida pela companhia de teatro amazonense Ateliê 23 e apresenta uma leitura intensa, surrealista e perturbadora desse texto que já foi encenado inúmeras vezes ao redor do mundo e até teve uma aclamada adaptação para o cinema.

O enredo retrata um jovem de 20 anos (Fando) e sua namorada paraplégica (Lis) no seu trajeto a pé até a cidade perdida de Tar, onde seus sonhos seriam realizados. Até finalmente chegarem ao seu destino, eles encontram outros personagens que tornam a viagem confusa, surreal e absurda.

Fando-Y-Lis Jodorowsky

Segundo o diretor da peça, Taciano Soares, a complexidade dos personagens e a verborragia clássica dos trabalhos de Arrabal poderiam dificultar muito a compreensão do público habituado a romances simples, por isso a companhia precisou montar um trabalho pautado em equilíbrio entre as falas e as imagens. Muito do texto original foi transformado em expressão através do figurino e da maquiagem para que as loucuras que já existiam nele fossem potencializadas, exploradas e interpretadas com um estímulo visual extra, visceral e surpreendente. Ele completa:  “Algumas cenas não foram cortadas, mas as mesmas coisas que os personagens diriam falando, decidimos fazer agindo. É mais uma tradução para fisicalidade dos atores” 

Ateliê23 Fando

Sobre a montagem do visual dos personagens, Taciano acrescenta: “Quero que as pessoas reconheçam esse figurino, algo que qualquer um possa ter usado, mas que se desgastou ao longo dos anos, porque são andarilhos, não trocam de roupa, não se arrumam, mas não necessariamente são sujos, eles são desgastados. A Lis tem um quê de vulnerabilidade e o figurino tem que acentuar isso. Não precisam ser alegóricos, o Fando e Lis. Já os outros três são extremamente alegóricos. E eles possuem uma característica animalesca, que vamos transferir para os figurinos.”fando e lis cuba paris manaus

A proposta do Ateliê 23 é ousada e diferente, e só por isso já merece a nossa atenção. Não sou crítico de teatro nem profundo entendedor do assunto, mas assim como a moda, as cenas do palco são expressões que estão ali para serem decodificadas pelas referências de cada pessoa – e isso me apaixona. Que tal sair da rotina e experimentar o teatro nesse fim de semana? café teatro Manaus Maoleskine

  • Quando? 30 de Novembro e 1º de Dezembro
  • Onde? Les Artistes Café Teatro – Sete de Setembro, ao lado do BASA
  • Quanto? Entrada gratuita

FICHA TÉCNICA

Texto: Fernando Arrabal

Direção: Taciano Soares

Elenco: Eduardo Klinsmann (Fando), Dinne Queiroz (Lis), Jean Palladino (Namur), Gleidstone Melo (Mitaro) e Ítalo Rui (Toso)

Preparação Corporal: Eduardo Klinsmann

Preparação Vocal: Taciano Soares

Trilha Sonora: Tai Guedes

Figurino: Eric Lima e Laury Gitana

Cenário e Iluminação: Taciano Soares

Maquiagem: Eduardo Klinsmann e Taciano Soares

Fotografia: Fabiele Vieira

Produção Executiva: Bárbara Annitza

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s