Verde e amarelo: o altíssimo custo de torcer para o Brasil

2014 é um ano realmente atípico para o Brasil. As escolas começaram seu ano letivo mais cedo, uma cantora brasileira se apresentou no palco de uma das maiores premiações do mundo da música, boa parte da população se prepara pra passar quase um mês bem longe de terras tupiniquins durante a Copa do Mundo enquanto os gringos estudam cuidadosamente quais partes do “País do Futebol” eles vão querer visitar (sem serem atacados por índios ou animais peçonhentos – quem não lembra do artigo alertando os turistas dos perigos de Manaus?), há greves e manifestações de norte a sul como não se via em muitos anos e, escondido nesse emaranhado de acontecimentos, ainda é ano eleitoral.

Estando quase na época dos jogos, já é possível ver por todos os cantos a empolgação nas ruas e no comércio, onde o cinza da cidade abre espaço para o verde e amarelo. Camelôs já vendem réplicas da camisa oficial da seleção brasileira com preço três vezes mais barato no centro da cidade, os shoppings já estão exibindo vitrines com roupas e acessórios com referências ao futebol e ao Brasil para incentivar o consumidor a fazer parte de uma “torcida fashion”, alguns bairros já estão organizando as típicas competições entre ruas para ver qual está melhor ornamentada (com pinturas no asfalto, centenas de bandeirolas penduradas ao longo da rua formando desenhos lindos e trabalhosos e portais gigantes recepcionando visitantes custando em média 20 mil reais), dentre outras formas criativas que o brasileiro encontra de representar seu patriotismo.

foto alvorada Foto:  André Castelo Branco (instagram)

Com tanto dinheiro sendo gasto num evento desse porte, nem parece que nosso país está passando por um péssimo momento econômico (com tendência a piorar: 2015 com dívidas altas de 2014, possível novo governo tendo trabalho de “arrumar a casa” antes de focar na economia, dentre outras questões). Não é à toa que cada vez mais brasileiros estão deixando de fazer compras aqui e guardando dinheiro para comprar roupas, cosméticos e até eletrônicos lá fora. Quem é que nunca viu num “bazar” ou num perfil no instagram cosméticos à venda (que a gente sabe que são baratinhos e facilmente encontrados em farmácias dos Estados Unidos) por preços de quase três dígitos?

Brasil Versace 2014Camiseta da grife italiana Versace com referências brasileiras por “apenas” 690 dólares 

O que pouca gente sabe é que por trás de todo o glamour e sensação de exclusividade que a moda exibe, existe muita política. O Brasil tem o iPhone e o Big Mac mais caros do mundo e também a Zara, vendendo fast fashion com preço de grife. Você acha mesmo que esses preços absurdos não têm nada a ver com política e interesses internacionais? Muita gente que passa a vida inteira dizendo que moda não é uma forma de expressão, que roupa não quer dizer nada sobre sua personalidade ou gosto, se vê buscando um pedaço de pano amarelo recortado com detalhes verdes, algumas estrelas e um brasão pra passar uma mensagem. Sim, pelo simples fato de estar usando esse pedaço de pano.

camisa-nike-oficial-seleco-brasileira-2014-brasil-neymar-11356-MLB20042195033_022014-FCamisa Oficial do Brasil R$229,90 (link)

Quem sabe, com acordos de livre comércio ou impostos reduzidos, as marcas brasileiras realmente ganhem proporção na moda internacional dando orgulho para as costureiras que não levam crédito algum por trabalharem dia e noite num vestido que será vendido por alguns mil reais. Quem sabe com políticas de investimento na produção nacional, nós não vamos mais precisar viajar pra comprar com qualidade e preços mais baixos porque os nossos produtos terão alto nível. Quem sabe se dedicássemos um pouco do nosso tempo pesquisando quais propostas de governo serão favoráveis a essas mudanças para votarmos conscientes e termos uma chance de viver num país onde o custo de vida é justo, nós finalmente vamos poder vestir a camisa da seleção e dizer que somos brasileiros com muito orgulho e com muito amor. Que tal se preparar pras eleições com a mesma intensidade que se prepara para a Copa? Em qual dos dois eventos você tem mais a perder? Repense.

Mais importante que uma torcida fashion, é uma torcida consciente.

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