Saindo do papel: Cabedal de Criadores expõe trabalhos de jovens estilistas no Manauara

Quem ainda acha que a moda em Manaus é meramente artesanal, com acabamento amadoresco e sem valor de mercado, precisa rever seus conceitos urgentemente. Tá certo que a maioria dos amazonenses não está habituada a valorizar a produção local (talvez pelo estigma do visual “feito em feira/roupa de índio”), mas depois das demonstrações recentes da vontade da nova geração de designers e estilistas em mudar esse conceito através de exposições e desfiles, a tendência natural é ter cada vez mais pessoas interessadas em conhecer a moda criada por mentes e mãos da nossa terra.

Exemplo dessa aproximação entre criadores e consumidores é a enorme procura pela exposição Manaus: O Coração da Floresta no espaço ECAM do Manauara Shopping. Desde o começo de Junho e até o meio de Julho, peças de roupa criadas com matéria-prima amazônica e seus idealizadores recebem visitas e comentam sobre o processo criativo, a escolha dos materiais e suas origens e aos sábados, sempre das 14h às 18h, um estilista local cede um croqui criado na hora e ainda indica uma costureira de confiança para confeccionar a peça. Incrível, né? 

Talita Siqueira Eu e as bloggers do Chá das Phynas conhecendo as peças da exposição

Na minha primeira visita ao ECAM, tive o prazer de me reunir com as amigas e parceiras Mai, Nâna e Mari para falarmos de projetos futuros e aproveitamos para saber mais sobre a história de cada peça exposta e essa foi amor à primeira vista: o vestido da Talita Siqueira é uma linda alusão ao Encontro das Águas, e é feito com 40% de couro de peixe amazônico! Já na minha segunda visita (fui no sábado para ver de perto o designer fazendo os croquis dos visitantes), fui surpreendido com o talento do John Giannini, que me deixou sem ação quando me desenhou sem que eu sequer posasse, só de olhar o que eu estava vestindo. Olha só que traço incrível! Já virei fã dele: john giannini

Além dele, ainda há outros trabalhos à mostra, como os de Rita Prossi (designer das biojoias amazônicas sucesso de vendas em Milão), Emone Peccini (professora do curso de moda no CIESA), entre outros destaques do coletivo “Cabedal de Criadores” que consiste em um grupo de estilistas e empresários de moda cujo objetivo é difundir suas coleções e vencer o preconceito dos consumidores mostrando a força e a beleza da nossa identidade.  Então fica aqui o convite para quem quiser conhecer mais sobre  a realidade de quem trabalha com moda, conversar e aprender com os grandes profissionais que já estão na área ou simplesmente apreciar pura arte de vestir nas peças expostas.

 Um croqui feito especialmente pra você te espera!

cabedal de criadores

Contato do Blog

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s