Moda Masculina em Manaus: O que o homem procura, afinal?

Um dos maiores desafios das marcas que atuam nesse segmento é conseguir dialogar com um homem em específico, e ao mesmo alcançar a todos. Isso nos leva a pensar que a noção de “O que o homem procura” não é tão simples assim, justamente por causa dos diferentes perfis de consumidores e seus lifestyles, sua visão do que moda representa para eles e a ocasião.

Diferentemente do que se imagina, o homem de hoje já sabe se posicionar quanto ao seu estilo, o que topa experimentar e o que não usa de jeito nenhum. A explosão de blogs de moda, perfis com inspirações no instagram e pinterest e até os tumblrs (para os mais alternativos) fizeram com que esse homem pudesse absorver a informação de moda de forma muito mais orgânica e sem esforço algum. O que nem sempre é levado em consideração é o fato de que, por mais moderna que seja, moda masculina precisa ser abordada com sutileza e percebida na sua individualidade. levi jackman foster

Até alguém poder afirmar que óculos X, calça Y, pulseira Z são “tendência”, alguns homens já maturaram essa ideia, fazendo com que o item fashion deixe de ser novidade (muitas vezes sendo até visto com estranheza), passe a ser visto com mais frequência (em blogs de look do dia, street style ou no feed das redes sociais) e finalmente torne-se objeto de desejo. Isso quer dizer que uma mesma proposta de moda passa pelo radar de diferentes tipos de homens, com diferentes níveis culturais, diferentes realidades econômicas, e é interpretado por cada grupo como no exemplo abaixo. (Clique na foto para aumentá-la) 

perfil do consumidor masculino - floral (maoleskine)Um exemplo prático é simplesmente afirmar que “floral está na moda para homens”.

Não espera-se que todos eles tenham a mesma interpretação e usem essa informação de moda da mesma forma. Depois que uma peça é mostrada na passarela, o grupo dos Consumidores Alfa saem em disparada procurando um look muito parecido com o que foi desfilado. Esse tipo de homem não tem medo de parecer exagerado porque ele preza pelo pioneirismo fashion, quer usar a tendência antes de todo mundo. Com certeza você deve conhecer alguém assim.

Já os Consumidores Beta, são aqueles que observam a informação mostrada nas passarelas e absorvem alguns elementos selecionados de forma gradativa e muito natural. Eles entendem que não precisam usar uma calça estampada de flores como visto no desfile, mas conseguem pegar esse conceito e aplicar num detalhe da camiseta, num lenço do smoking e etc. Eles são alvos de coolhunters ao redor do mundo e, justamente por se vestirem de um jeito mais relacionável com o resto dos homens, ultimamente eles têm ganhado muito mais destaque em sites de Street Style do que os próprios desfiles. Quer se inspirar? Dá uma olhada no Pinterest do Maoleskine!

Floral masculino - perfil de consumidor

Da mesma forma que há pessoas que se interessam por entender o que estão vestindo, o oposto também é muito real. Para alguns homens, a noção de “se vestir bem” é associada meramente a ter roupas de grife, ou até mesmo não se importando com estilo e prezando apenas pelo conforto (o que os pesquisadores chamam de Normcore), e para esses, moda é um assunto que faz sentido ser analisado somente na hora de comprar roupas novas por falta de opção no guarda-roupa (quando a calça jeans rasga, por exemplo) ou por uma ocasião especial.

Cada homem tem um repertório diferente que ajuda na construção de uma identidade, e isso determina quão ousado ou conservador ele se permite ser quando se fala de moda. Não podemos achar que as tendências vão ser absorvidas por todos os perfis de consumidores da mesma forma (nem masculinos, nem femininos) e é exatamente aí que a diversão começa! Ainda bem que a moda masculina não é igual para todos, porque seria muito monótono e sem graça sair de casa e se deparar com dezenas de pessoas vestidas iguais a você. Então, da próxima vez que você der uma volta pela cidade, tente perceber como estampas parecidas, cores parecidas, acessórios parecidos, cortes de cabelo parecidos são utilizados de formas diferentes por homens diferentes.

Em Manaus ou em qualquer lugar do mundo, homem ou mulher, ostentando ou sendo simples, seja consciente da mensagem que sua imagem passa.Contato do Blog

 

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