“Os Monstros”: A experiência de assinar o figurino de um filme

Apesar do nome, “Os Monstros” não é um filme de terror. Segundo o próprio diretor, Bernardo Abinader, é uma história comum de um ex-casal que se reencontra depois de muitos anos, e no emaranhado de memórias e flashbacks, a trama se desenrola em um labirinto de sentimentos intensos, antigos e novos, vividos pelos personagens Clara e Guilherme.

Para minha surpresa, no meio desse ano surgiu o convite inusitado de propor o figurino, maquiagem e cabelos dos atores! Apesar de eu nunca ter feito algo parecido, aceitei o desafio feito pela produtora Valentina Oliveira (com quem eu já tinha trabalhado na gravação da vinheta do canal do blog Chá das Phynas) e depois de muita pesquisa com o roteiro e com esse livro, finalmente Clara (Carolinne Nunes/RJ) e Guilherme (Victor Kaleb Gomes) ganharam forma. Flashback 1: Manaus 2009

Um dos maiores desafios de montar a imagem dos personagens foi o fato de ser uma história de muitas voltas no tempo. Há mais de um flashback, há mais de um contexto urbano (Manaus e São Paulo), e eu tive uma enorme preocupação em manter as roupas fiéis ao tempo e local onde a trama acontecia, mas principalmente sem perder as características de personalidade de cada personagem. Cada detalhe foi pensado: a opacidade ou luminosidade da pele, o formato da barba, os cortes de cabelo e penteados usados ao longo do filme, as cores das roupas que tiveram proposital dissonância ou coordenação com o ambiente… Deu trabalho! osmonstros-1

Além de todo cuidado com a coerência na imagem dos protagonistas, o curta também tem outros atores que aparecem em momentos diferentes do filme e eu finalmente pude achar serventia para a tonelada de maquiagem que eu compro pra testar e acabo nem usando! Eram tantos tons de pele diferentes, tanto retoque ao longo das gravações e adaptações por causa da iluminação do ambiente que a experiência foi quase um curso intensivo de styling. As atrizes coadjuvantes (Ana Oliveira, Jessy García e Rosana Villar), apesar de não aparecerem muito, precisavam estar impecáveis e segundo a Lei de Murphy, óbvio que algo poderia dificultar meu trabalho: Ana passou por uma exodontia do ciso e estava com o queixo inchado e roxo! #SeViraNos30 Flashback 2: SP

Definitivamente, esse foi o projeto mais grandioso e que exigiu mais responsabilidade de mim nesses dois anos trabalhando com moda e espero que as oportunidades não parem por aqui! Agora que eu peguei gosto pela sétima arte, quero poder me desafiar com novas propostas, conhecer novas áreas pra explorar minha criatividade e estar em contato direto com pessoas talentosas e engajadas como todas as que estiveram envolvidas na produção de “Os Monstros”. Ainda não posso informar datas de estreia, mas como o diretor disse na entrevista exclusiva para o site Cine Set, o filme deve ser lançado – com ou sem Amazonas Film Festival –  até o fim desse ano ou no máximo, em Janeiro de 2015 (seria um baita presente de aniversário).

Mesmo me dividindo em finalização de TCC, trabalho, planejamentos e relatórios, valeu muito a pena perder algumas noites de sono, feriados e alguns fins de semana cuidando pra que esse projeto que leva o meu nome fosse o melhor que eu pudesse realizar. Agora só resta esperar para o processo de edições seja concluído e todos nós possamos finalmente ver o produto das atuações de tirar o fôlego, dos lindos planos de fundo e paleta de cores planejada com muito cuidado e dessa história incomum que poderia acontecer com qualquer um de nós, recebendo uma visita inesperada de um amor antigo, em qualquer noite quente de Manaus…

"Os Monstros" FilmeAGUARDEM!

Deixe uma Resposta

