See Now, Buy Now: A moda está indo rápido demais?

Indubitavelmente, a moda é um reflexo dos tempos. Através dela, conseguimos notar as prioridades da sociedade, como as pessoas se enxergam/posicionam, como a economia está caminhando, revoluções culturais, padrões estéticos e, na geração atual, a rapidez com que uma informação perde relevância. Uma notícia fica ultrapassada em questão de minutos, um meme perde a graça de um dia pro outro, tendências de moda são substituídas quase semanalmente ao simples post de uma blogueira/celebridade nas redes sociais… Será que a indústria consegue acompanhar esse ritmo frenético de criação e distribuição do que o público fashion exige? Será que a moda está “desfilando” rápido demais?

Naturalmente, uma semana de moda existe para que novidades sejam apresentadas de forma dinâmica. Serve também para que os criadores tenham um feeling sobre quais ideias tiveram maior aceitação/burburinho para, a partir daí, produzir em larga escala, planejar o lançamento da nova coleção nas lojas e tantos outros processos burocráticos dos bastidores que a gente não precisa saber. Esse estudo levaria, em média, seis meses desde a criação até a peça estar com etiqueta na vitrine, pronta pra ser comprada – mas, se as tendências ficam ultrapassadas com tanta rapidez, como esperar seis meses pra poder comprar algo que você viu na passarela e gostou muito? Então a moda está lenta demais, vendendo coisas já obsoletas como must-have?

Como acertar o timing na “geração descartável”?

Quando achávamos que o mundo da moda iria entrar em colapso, eis que algumas marcas dão dois passos à frente e se tornam pioneiras no “See Now, Buy Now”, que permite a compra das peças desfiladas na passarela imediatamente depois do desfile!

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Pensando em discutir sobre essas questões, o papel do designer nesse processo, o ponto de vista do consumidor, a necessidade (ou não) de adequação da indústria à produção quase instantânea e o que isso acarreta à mão-de-obra, condições de trabalho e até pirataria, o Cabedal de Criadores convida você para a segunda edição do Colóquio de Moda e Design! Essa é uma das atividades que a associação de estilistas e produtores de moda está promovendo como aquecimento para a Segunda Semana de Moda de Manaus! No evento, professores e experts da área darão suas opiniões e todos os presentes também terão oportunidade de questionar, aprender mais sobre o assunto e compartilhar experiências.

Participe desse debate, independente da sua área de formação. Todos consumimos moda, seja pela mera necessidade de vestir ou por prazer, então todos temos algo de importante a ser dito sobre o assunto. (Abaixo, fotos da primeira edição do Colóquio, com o tema “Moda Sem Gênero”)

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(Clique aqui e veja como foi a Primeira Semana de Moda no Amazonas)

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