Vanguarda Fashion: Cabedal de Criadores realiza a segunda edição da Semana de Moda no Amazonas em 2016

Gostar de moda criativa e querer trabalhar na área aqui no Amazonas pode parecer um sonho quase impossível, já que nem o próprio povo valoriza nossa moda como patrimônio cultural e chamariz para investimentos milionários e turísticos. Felizmente, existe uma vanguarda extremamente corajosa e organizada que, sem medo dos preconceitos e nãos, está trabalhando para abrir caminho para os tantos talentos regionais: o Cabedal de Criadores.

Com a missão de setorizar, profissionalizar e qualificar todos os estilistas, ilustradores, beauty artists, jornalistas de moda, fotógrafos, modelos, costureiras e alfaiates, produtores, bloggers, influenciadores digitais e tantas outras profissões ligadas ao mundo fashion, o Cabedal resolveu criar uma Semana de Moda que transcende as passarelas e os holofotes do red carpet. Através de debates, palestras, workshops, visitas a outras Semanas de Moda no Brasil, pesquisas, elaboração de projetos, cursos e outras atividades, esses profissionais terão insumos para mostrar conhecimento técnico e de mercado, para então, surpreender com trabalho de qualidade a quem nunca acreditou na força comercial de uma fashion week que abraça a identidade amazônica.

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Apesar de toda essa junção de trabalho ligado à moda, uma fashion week também abrange todas as formas de entendimento de arte e cultura. É uma vitrine que permite ampliar a visão de pessoas que trabalham no ramo ou não, multiplicar contatos, aprender coisas novas e principalmente, um balcão de negócios – e os números não mentem – somente na 40a edição do São Paulo Fashion Week, 82% dos empresários afirmaram que mudaram a visão do próprio negócio após a imersão na semana de moda, 28,2% tiveram experiência de melhora na compreensão de uma coleção, 12,8% tiveram insights sobre comportamento de consumo, e o feedback trouxe porcentagens ainda mais animadoras:35,9% tiveram ideias para inovar em marketing e comunicação através da observação de perto do público-alvo, e 97% consideraram que o SPFW agrega valor às suas marcas. (Dados do SEBRAE/In-Mod, 2015)

Em tempos de crise financeira, oferecer ao público uma experiência em moda em vez de apenas produtos expostos numa loja definitivamente aquece o mercado e faz com que as marcas/designers estabeleçam uma relação bem mais próxima com seu público, e isso geralmente significa maiores chances de sucesso comercial. A Semana de Moda do Amazonas propõe justamente ser essa ponte que faltava para que o produto interno se tornasse mercadologicamente relevante com o uso de novas tecnologias, abordagem moderna, porém sem perder a essência orgânica das raízes amazônicas, afinal, quantos bilhões estão sendo embolsados lá fora com a nossa identidade? Moda, assim como todas as outras expressões de arte e cultura regionais precisam ser vistas como patrimônio e defendidas por nós com a devida importância! Somente incentivando os processos criativos, a busca por novas tecnologias, respeito à sustentabilidade, atenção às tendências de mercado e formação continuada dos profissionais é que vamos quebrar o estigma de que somente o que é importado tem qualidade e agrega status a quem consome. Esse preconceito só muda se NÓS mudarmos primeiro.

O Amazonas está sob os holofotes do mundo todo. É hora de nós mesmos valorizarmos o que temos de melhor e surpreender com uma revolução. Se você não acredita, prepare-se. Estamos apenas começando.

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