Especial Semana de Moda: Entrevista com o designer Washington Filho

A Moda Amazonense está prestes a ganhar uma nova perspectiva. Nos dias 4, 5 e 6 de Novembro, a sede da Fundação Amazonas Sustentável abre as portas para um evento que compila os trabalhos mais recentes de designers de moda da região e, com o tema “Da Semente ao Luxo”, propõe uma reflexão sobre processos de criação e produção inteligentes e sustentáveis, que unem tecnologia e materiais originais da nossa terra, exibindo peças em consonância com as tendências de moda globais. Prepare-se para o Amazon Fashion Venue, a Semana de Moda do Amazonas.

Semana de Moda do Amazonas Maoleskine

Um dos estilistas confirmados para o primeiro dia de desfiles é Washington Filho, que também é professor de moda no CIESA (Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas), e como primeiro da série de conteúdos especiais dedicados a Semana de Moda, o talentoso designer conta em entrevista um pouco da sua história na área, fala com exclusividade sobre alguns detalhes da nova coleção e sua relação com a sustentabilidade.

  • Como começou seu envolvimento com a moda? 

WF: Comecei a me interessar por moda já pequeno, dentro da minha família tenho primas e tias que já costuravam para sobreviver e assim cresci lendo Vogue, Criativa, NOVA, Cláudia, Elle. Na faculdade de Publicidade e Propaganda descobri o mercado bilionário que exerce grande poder de influência sobre as pessoas, e isso me fez mergulhar de vez na área (gastei mais com livros de moda do que com Publicidade).

  • Você faz parte do corpo docente do curso de designer de Moda no CIESA. Como foi a sua trajetória até chegar a esse patamar? Do que você mais gosta em ser professor de moda?

WF: Finalmente entrei no único curso do Amazonas em 2011, no qual passei 2 anos cheio de trabalhos e criações diversas. Depois de formado senti a necessidade de ajudar a desenvolver a moda regional através do ensino. O que mais me motiva no ensino de moda é descobrir talentos e orientar estas pessoas para suas respectivas áreas, nem todos serão estilistas ou produtores mas todos serão da moda manauense.

Washington Filho - AFV2016

  • Como foi o processo criativo/pesquisa para a elaboração da coleção para o AFV2016?

WF: Meu processo criativo é baseado em muita pesquisa. Primeiramente busquei compreender como meu público-alvo consome moda, o que pensa e como se expressa usando roupas. Depois pesquisei sobre a temática proposta, e como falo de mulheres na música eletrônica, percebi que elas são visualmente delicadas mas o som que produzem é forte, marcado e cheio de potência.

  • É uma coleção que conversa com a sustentabilidade? De que formas?

WF: O foco na sustentabilidade foi dado em 2 partes: Preocupação com a manufatura local e de qualidade, ou seja, usar mão-de-obra local para que a renda gerada circule aqui, e no conceito de Upcycling: Resíduos têxteis novos, que seriam descartados serão aproveitados para composição de itens do vestuários completamente novos. Na coleção trago peças de jeans que foram cuidadosamente selecionadas e beneficiadas para trazer um ar moderno.

Foto: Thay Inomata
Foto: Thay Inomata
  • Para você, enquanto designer, o que significa a existência de uma semana de moda no Amazonas?

WF: Esse tópico é debatido nas aulas de Moda do CIESA. A união é o que de fato fará a força. Temos farto terreno, que por enquanto não conta com estrutura, então temos que nos unir e mostrar qualidade nos desfiles e alto padrão de manufatura.

  • Qual a sua estratégia para atingir e encantar o público apesar do quadro da crise?

WF: A solução que encontrei foi olhar cuidadosamente para a confecção e trazer uma coleção com peças limitadas, de alto padrão. Todos os tecidos têm personalidade e durabilidade.

  • Independente da estação ou das tendências, o que as suas criações propõem para a moda amazonense e o que você pretende deixar como legado dessa marca?

WF: A minha marca tem a missão de mostrar um design limpo e contemporâneo, que atenda ao desejo da consumidora de sempre estar alinhada com a melhor informação de moda. ▲

Na missão de desmistificar o conceitual, o fashion usável no dia a dia, a arte com mensagem e a engenharia de moda extremamente rica que nós temos potencial de desenvolver apesar da ausência de uma indústria têxtil na cidade, o Amazonas Fashion Venue ousa exibir o melhor da criatividade dos nossos profissionais e revolucionar (a médio e longo prazo) o mercado de dentro para fora. Essa revolução leva tempo, mas a boa notícia é: já estamos dando os primeiros passos.

Vamos caminhar juntos?

assinatura

 

 

2 thoughts on “Especial Semana de Moda: Entrevista com o designer Washington Filho

  1. Conheço bem a trajetória do designer Washington Filho e sei do seu desejo em ver a moda amazônica ser destaque, referência e tendências no mercado nacional. Estão todos de parabéns por essa divulgação. Sensacional entrevista.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s