#Dica: Sugestões de livros sobre etiqueta, estilo e moda masculina

O homem moderno não tem mais vergonha de assumir que se importa com a aparência ou o que veste. Hoje em dia, já que a informação de moda saiu das passarelas e revistas de moda e está ao alcance das mãos através do Instagram, Pinterest ou até mesmo o Tumblr, esse interesse já se fundiu no seu dia-a-dia e são inúmeras as fontes de inspiração. Grande maioria do público masculino já entendeu como e onde procurar quando o assunto é estilo, e eles já sabem bem o que querem, o que podem experimentar sem parecer ridículo e o que está fora de cogitação.

Com um senso estético mais apurado, a tendência é que cada vez mais homens estejam atentos às informações de moda que chegam até ele de forma mais orgânica, sem ele precisar parar o que está fazendo para pesquisar sobre esse aspecto, porém, há determinadas dicas e noções que não estão em blogs, nem hashtags, nem programas de televisão. Para o homem que procura entender os costumes masculinos, a evolução e as possíveis combinações de um item do seu guarda-roupa e conhecer referências, seus melhores aliados ainda são os bons e velhos livros.

 Então vamos a algumas dicas de leitura?

Dicionário Ilustrado Moda de A a Z

O primeiro livro é o “Dicionário Ilustrado Moda de A a Z” escrito por Alex Newman e Zakee Shariff. Trata-se do primeiro passo para entender sobre acessórios, tecidos, técnicas de costura, processos de confecção, termos usados por quem trabalha no ramo, além de comentar sobre momentos históricos e culturais que envolvem cada palavra. Vale a pena começar sua coleção de livros por esse, que é  provavelmente o mais didático de todos, com mais de 2 mil exemplos.

Chic Homem Gloria Kalil

 A segunda sugestão é um must-have. Concebido especialmente para o público masculino pela consultora de moda mais conhecida do país, Gloria Kalil, o livro “Chic Homem” foi escrito para mostrar que “moda é assunto de homem, sim senhor!” Na publicação, Gloria procura acabar com o machismo nacional e propõe elegância ao homem brasileiro, sendo quase uma consultoria completa, abordando temas como todas as formas possíveis de dar nó em gravata e em quais ocasiões usar cada tipo, bem-estar, hábitos, estilo e outras informações imprescindíveis para quem quer deixar de ser visto como desleixado e sem-compromisso, adotando postura e imagem mais coerentes, maduras e de um verdadeiro cavalheiro. Falando em cavalheirsmo… 

O Gentleman Livro da Moda Clássica Masculina

De 2009 e originalmente escrito em alemão, “O Gentleman – Livro de Moda Masculina” de Bernhard Roetzel retrata o estilo dos homens mais clássicos, aqueles cavalheiros que frequentavam as charutarias e faziam questão de andar bem arrumados o dia todo, como nos filmes de época. Esse livro é uma espécie de manual de boas práticas de um verdadeiro gentleman, com dicas de vestuário a comportamento, num resgate aos antigos costumes que ainda podem ser úteis nos dias de hoje, de forma adaptada à nossa realidade.

Icon Mens StyleO quarto livro pra ter na sua prateleira é o “Icon Men’s Style” de Josh Sims. Nele, o autor traz vários exemplos de ícones do cinema e da música que exerceram grande influência na moda do seu tempo e até hoje. A cada capítulo são mostradas histórias e curiosidades de cada item popularizado por grandes nomes como o óculos aviador, usado por Tom Cruise no filme “Top Gun”, ou a gravata borboleta usada por Sean Connery no filme “007”. 

cruise-connery

Entender mais sobre como você se expõe através do que veste não é vaidade, é uma forma de aprimorar sua expressão, melhorar a imagem que as pessoas ao seu redor vão ter de você, seja na conquista, no trabalho, numa ocasião formal… Quanto mais você conhece os itens que estão a seu favor (óculos, relógios, gravatas, sapatos e etc), mais marcante e interessante você fica, então aproveite seu tempo livre e invista em informação, que nunca sai de moda.

59c7e02c84bd9da1d81f0413fa3da058

Este post é uma colaboração do site Buscapé com edição do Maoleskine.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s