Golas Masculinas – Você sabia?

Os homens vivem reclamando que as mulheres tem muito mais opções do que eles na hora de montar um look ou procurar algo bacana pra vestir sem parecer exagerado, né? Então saibam que quem reclama, reclama por não conhecer a variedade que a moda masculina traz e provavelmente não sai do óbvio. Um dos detalhes mais bacanas das roupas dos meninos, e que a gente nem sempre dá o valor necessário, é a GOLA! Ela tem o poder de moldar a forma que as pessoas te enxergam, já que o busto (cabeça e ombros) é o nosso cartão de visita pra conhecer pessoas novas e atrair olhares numa festa, por exemplo.

Pra começar, vamos falar daquela gola que todo mundo conhece, mas ninguém chama pelo nome correto. Já ouvi falarem ‘gola normal’, ‘gola redonda’, ‘gola regular’,  mas pouquíssimas pessoas a chamam de ‘GOLA CARECA‘. Essa que é a mais conhecida e pra muitos homens, é a única opção de gola existente. É muito utilizada pelos homens que não gostam de ousar, que curtem looks mas básicos e sem frescura, e é super comum ver aqueles caras roqueiros tradicionais usando as camisetas das suas bandas favoritas usando esse tipo de gola. Não que haja uma masculinidade implícita nesse tipo de T-shit, mas como elas são muito simples, acabam sendo a opção daqueles que ‘não se preocupam com o que estão vestindo’. O mais bacana delas é que você pode escolher a estampa que tem a sua cara, já que ela é bem basicona, ela se permite ser cheia de estampas, cores diferentes e referências do que você quiser!

A Gola V é a queridinha dos baladeiros, já que ela deixa a silhueta mais marcada na altura do peito, dando a impressão que o cara é bem mais malhado do que realmente é – e já que a paquera nas baladas rola de forma super rápida, a primeira impressão é a que fica! Eu particularmente estou tentando abolir do meu armário, já que foi febre por muito tempo e hoje em dia já é clichê. É natural que haja essa repulsa depois da permanência de algo na moda por muito tempo – e a tendência é o sumiço gradativo e destaque para outros itens ou outros formatos. Se você gosta da tal Gola V e não quer se desfazer dela, não é obrigado. O importante mesmo é perceber que há outras formas de favorecer sua silhueta, com peças mais atuais ou malhando mesmo (porque se o seu corpo estiver OK, o formato da sua camiseta não vai ter tanta importância assim). Só tome cuidado com exageros, nada de gola muito cavada (a não ser que você seja Maria Antonieta, que adorava um decotão)

Uma das minhas favoritas e pouquíssimo explorada é a HENLEY, que é uma extensão da gola careca, só que com botões. Fiquei até surpreso de ver em algumas lojas daqui de Manaus a grande variedade nesse modelo, e só fico triste porque pouca gente usa. Esse tipo de gola é o tom certo pra quem quer ficar entre o look moderninho e mais clássico, já que o molde é o mesmo de uma camiseta simples, mas com detalhes que dão toda a diferença na montação. Geralmente usado com referências Navy, a gola Henley é mais popular com as mangas longas, mas aqui em Manaus ninguém vai se atrever a passar calor só pra ficar elegante – isso é totalmente deselegante – então o molde serve pras T-shirts mesmo, que podem ter listras, miniprint, degradê, lisa, bicolor, com botões com cores diferentes… vai variar de acordo com a personalidade do cara que está usando. Se você quiser tentar ir mais além, que tal uma regata com gola assim, pra não passar calor e se manter no estilo?A evolução da Gola Careca são as GOLAS U, mais ou menos como a gola de uma regata. Não são novidade, já que nos anos 90 eram bem populares, mas com essa onda retrô-noventista, não tinha como não revisitar esse tipo de corte. É bem informal, cheia de atitude e homens com ombros pequenos ou acima do peso precisam evitar porque a silhueta fica um tanto arredondada. Alguns mais modernos estão ousando, sobrepondo com blazers ou camisas xadrez, o que ajudam a deixar a aparência menos largada – eu já tentei e curti muito! Uma bem parecida com as ‘Golas U’ são as ‘GOLAS CANOA‘, que são ainda maiores, mostrando mais do pescoço e um pouco dos ombros, tendo que seguir as mesmas dicas de uso das primas U.Os mais clássicos abraçaram a ‘Gola Rugby pra nunca mais soltar! Ela é super masculina e fica bem pra quase qualquer ocasião: um dia casual no trabalho, um passeio de barco mais requintado, um aniversário de família ou algo assim. Os mais modernos estão usando a gola Rugby (popularizada pela Camisa Pólo) com os botões fechado até em cima, dando um ar ‘arrumadinho’ pro look, enquanto os caras que se importam com a ocasião, mas não tanto com os detalhes, podem usá-la com um dos dois botões aberto. É perfeita pra ser usada com um jeans reto, e pra os mais antenados, a dica é combinar um tom de camisa pastel com um blazer de outro tom pastel, ou o clássico preto + branco. Sucesso garantido!

E falando em golas masculinas, eu só posso fazer um pedido: Evitem usar isso, POR FAVOR?!

Deixe um comentário